Biografia


O início
Filho de Richard e Margaret Mayer, irmão mais velho de Ben e irmão mais novo de Carl, John Clayton Mayer nasceu no dia 16 de Outubro de 1977 nos Estados Unidos, na cidadezinha de Bridgeport no estado de Conneticut.
Com apenas 13 anos descobriu sua paixão por música após escutar uma fita do guitarrista Stevie Ray Vaughan, que lhe foi dada por um vizinho. Influenciado por Stevie Ray Vaughan e também por uma cena do filme “De Volta Para o Futuro” (em que o personagem de Michael J. Fox aparece tocando “Johnny Be Goode” na guitarra) John decide se dedicar ao blues e estudar o instrumento. Três anos depois, já se apresentava em pequenas casas de show de sua cidade.
Ainda no colegial, montou uma banda chamada “Villanova Junction” com Joe Beleznay, Tim Procaccini e Rich Wolf. Infelizmente, a banda não durou muito tempo. Depois de sua formatura, trabalhou por 15 meses em um posto de gasolina.
Carreira
Aos 19 anos, convenceu seus pais a apoiá-lo e saiu de sua cidade para estudar música na Berklee College of Music, em Boston. Mas não demorou muito para que se sentisse desestimulado com as aulas teóricas e largasse a faculdade. Ainda disposto a correr atrás de seu sonho, John se muda para Atlanta, Georgia e começa a tocar em clubes locais com o seu ex-colega de faculdade Clay Cook, essa parceria foi batizada de “LoFi Masters”. John e Clay gravaram demos e mandaram para gravadoras, mas em pouco tempo se separaram por divergências musicais.
Em 1999 sua carreira começa de fato com o lançamento do EP “Inside Wants Out”. Esse EP, com oito faixas, foi lançado com a ajuda do produtor e engenheiro de som Glenn Matullo, e foi co-produzido pelo baixista David “Dela” LaBruyere. Mayer e David sairam juntos em turnê para promover o disco.
Em 2001, já contratado pela gravadora Aware/Columbia Records, John lança o album “Room For Squares” que no mesmo ano alcança o oitavo lugar na ‘Billboard top 200′ e vende 4 milhões de cópias após os lançamentos dos singles “No such Thing” e “Your Body is a Wonderland”. E foi justamente com “Your Bodey is a Wonderland” que em 2003 John ganha um Grammy Award como melhor vocalista masculino de Pop. No mesmo ano, aproveitando o sucesso de “Room for Squares”, John grava o cd e DVD ao vivo “Any Given Thursday”. No show, gravado em Birmingham – Alabama, John executa algumas músicas até então nunca gravadas, como “Man on the Side” e “Something’s Missing”. Na Billboard, “Any Given Thursday” chegou ao décimo sétimo lugar no top 200.
Ainda em 2003 é lançado o disco “Heavier Things”. Mesmo não vendendo tão bem quanto “Room for Squares”, o disco conseguiu alcançar o primeiro lugar na Billboard com o single “Daughters”. A música “Daughters” foi também responsável pelo segundo Grammy Award de sua carreira como música do ano, em 2005. Anos depois, John confidenciou em uma entrevista que não havia achado justa a sua vitória e que Alicia Keys, que também concorria ao mesmo prêmio, era quem deveria ter ganho com a música “If I Ain’t Got You”. Seguindo essa opinião, John literamente partiu o prêmio ao meio e deu uma das metades para sua amiga.
Em 2004 é disponibilizado, através da loja da Itunes, a gravação de uma série de 7 shows de sua turnê. Essas gravações receberam o nome de “As/Is” e mais tarde se transforamaram em coletâneas.
Em 2006 é lançado o aclamado “Continuum”, produzido por John e o baterista Steve Jordan. Neste disco, considerado pela crítica o disco mais maduro de sua carreira, John mescla com sucesso o seu já característico pop, com a sua paixão, o blues. O single “Waiting on the world to change” foi a terceira música mais baixada durante sua semana de lançamento na Itunes Music Store, além de ter alcançado o #25 lugar na Billboard Hot 100. Em Dezembro de 2006, John é indicado a cinco categorias do Grammy de 2007. Dessas categorias ganhou duas: Melhor vocal pop masculino por “Waiting on the world to change” e melhor album pop com “Continuum”. Nessa mesma cerimônia do Grammy, John se apresentou com sua amiga Alicia Keys tocando guitarra na música “No One”.
É também em 2006 que John lança o EP “The Village Sessions”, resultado de uma série de shows acústicos com o guitarrista Robbie McIntosh.
Na premiação ’37th Annual Songwriters Hall of Fame Induction Ceremony’ do mesmo ano, John recebeu o prêmio de honra ‘Hal David Starlight’.
Em 2007 John grava a música “Say” para a trilha sonora do filme “The Bucket List”. A música para o filme (que estrela Jack Nicholson e Morgan Freeman) foi indicada ao 51 Grammy Awards em 2009. “Say” também alcançou o sétimo lugar na parada Billboard Hot 100.
No mesmo ano participou do festival Crossroads ao lado de Eric Clapton, Buddy Guy e Robert Cray.
“Where the Light is”, show gravado em Dezembro de 2007 no Nokia Theatre de Los Angeles, foi lançado em DVD e CD em Julho de 2008. O DVD foi gravado e dirigido pelo cineasta Danny Clinch.
Em 2009, na premiação do Grammy, John uniu forças com o guitarrista BB King para homenagear Bo Diffley. Além da incrível apresentação, John também foi premiado em duas das cinco categorias que havia sido nomeado: Melhor vocal pop masculino em “Say” e Melhor performance rock solo em “Gravity”.
Também em 2009 John gravou o famoso programa “Vh1 Storytellers”, que foi ar no dia 28 de Janeiro de 2010. Mesclando músicas do album Battle Studies e sucessos antigos, John teve a oportunidade de explicar um pouco aos fãs, as histórias por trás das letras.
No dia 17 de Novembro do mesmo ano, John lançou seu quarto album de esúdio, Battle Studies. Na parada Billboard 200 americana o disco alcançou primeiro lugar poucos dias após seu lançamento.
Em 2010 John e o cantor country Keith Urban, fizeram parceria no programa ‘CMT Crossroads’. Os dois apresentaram um medley de suas canções e o cover de “Faith”, de George Michael. Pouco tempo depois os dois estiveram ao vivo na premiação ’2010 CMT Awards’ tocando a música “Sweeest Thing”.

John Mayer e o Trio
A idéia do Trio surgiu após a performance no teleton “Tsunami Aid: A Concert of Hope”, na rede de televisão NBC em 2005. John, Pino Palladino (baixo) e Steve Jordan (bateria) tocaram na ocasião o cover “Bold As Love” de Jimi Hendrix. No mesmo ano, abriam alguns shows da turnê “A Bigger Bang Tour” da banda The Rolling Stones. Em Fevereiro de 2005, o Trio se apresentou no 47th Grammy Awards tocando a música Daughters. Nessa premiação John ganhou dois Grammys: música do ano e melhor vocal pop masculino, ambos com a música “Daughters”.
Em Novembro de 2005 o Trio lançou o disco ao vivo “Try” e o single “Who did you think I was”. Com este disco John teve a oportunidade de se focar no blues e inclui os covers “Wait Until Tomorrow” de Jimi Hendrix e “I Got a Woman” de Ray Charles.
Em 2006 o trio anunciou uma parada temporária e considerou um futuro lançamento de um disco de estúdio.